terça-feira, 25 de junho de 2013

Férias com as crianças!

Sugestões de atividades de convívio familiar:

Olá meninas!
As férias estão chegando e como toda mamãe que se preze, a preocupação com o que fará com as crianças nesse período é constante.
São muitas as dificuldades que algumas mamães encontram para proporcionar diversão para seus filhos nesse tão esperado momento. Seja por questões de incompatibilidade de datas (suas férias não coincidem com a das crianças ou as do papai), seja por questões financeiras (falta grana pra sair todos os dias), seja por questões estruturais (a mamãe tem vários filhos e não consegue fazer um passeio com todos eles sem se descabelar), entre muitos outros motivos.
Como mamãe, conheço essas dificuldades, bem como, sei quão grande é o prazer em passar momentos de lazer e felicidade com os filhos. Por isso, usei minha profissão a meu favor, rs! (professor é criativo de natureza), pensei em algumas atividades para realizar com os pequenos nesse período e selecionei minhas preferidas, que já realizei com meus filhos ou ainda irei realizar, com certeza. São sugestões práticas, muito simples, mas que fortalecem o vínculo com a família, algumas para os dias frios (o grande desafio) e o melhor de tudo... Não vai custar quase nada! O que não significa que as crianças não vão adorar!
Na infância, a criança preza mesmo é a interação com aqueles que ama.
A família é a responsável pela inicialização das pessoas que a compõem, em especial as crianças, às normas da sociedade. Para que a criança tenha um desenvolvimento saudável, tanto de saúde, quanto de personalidade, é necessário um ambiente familiar.
Portanto, que tal passarem um tempinho juntos? Divirtam-se!




1.    Virando artista: Uma maneira de passar um tempo divertido com os filhotes e ainda contribuir com o meio ambiente através da reutilização de materiais. Que tal confeccionar um brinquedo de sucata para depois brincarem juntinhos? Exemplos de brinquedos feitos com sucata no final do post. Esse item também combina com uma atividade que toda criança adora e toda mãe evita – tintaaaaaaaaa!!!!! Sim mamãe! A idéia é relaxar e deixar a criançada se lambuzar com “temida” e mais... Participar da brincadeira. Pintem uma tela! Usem e abusem da criatividade para criarem imagens abstratas. Para a mamãe não ficar tão triste, reserve um espaço externo na casa para realizar a atividade.


2.    Desfile de moda: uma brincadeira simples, porém, capaz de despertar uma enorme imaginação nas crianças. Engana-se quem pensa que isso é só para as meninas. Para quem tem um casal, como eu. Pode e deve abusar da brincadeira. Vista-se com sua filhota e troque de roupas e acessórios quantas vezes a imaginação permitir, desfile como uma diva e pose para as fotos que seu filhote (o fotografo) ira tirar. Depois, imprima as fotos e monte uma revista ou um jornal da família falando sobre esse dia de moda. Tudo bem juntinhos...


3.    Cinema em casa: Outra simplérrima atividade que pode ganhar “vida” se usarem a criatividade. A mamãe pode com antecedência, confeccionar um cartaz com os filmes a serem apresentados. E pequenos bilhetes com o nome dos tais filmes. A mamãe também deve preparar a sala de TV com almofadas aconchegantes e comidinhas gostosas. Depois, é usar o cartaz para juntinhos escolherem o filme que será assistido e os bilhetes, para registrar a “entrada no cinema.” Não esqueçam a pipoca e boa sessão pra vocês!


4.    Roda de leitura: Mamãe prepare um ambiente aconchegante com almofadas e luz baixa. Escolha alguns livros e leia para seus filhos. Depois peça que eles recontem a história. Para incrementar a atividade, confeccionem fantoches ou utilizem a imaginação com objetos da casa virando “personagens da história” na hora da contação e reconto.


5.    Cozinhando com a mamãe: escolham juntinhos uma receita que todos adoram e faça para seus filhos e com os seus filhos (coloque-os para ajudar). Depois é só curtir e saborear em família.  

6.    Banho de mangueira: escolham um dia quente e “bora pro quintal” matar o calor e se divertir muitoooooooooo!!!! Não esqueça de registrar tudo com fotos e depois postar nas redes sociais, rs!

7.    Piquenique: Quem não adora essa atividade barata e deliciosa pra curtir a família? Escolha um parque bem bacana para realizar a atividade. Que tal o Jardim Botânico?

8.    Visita ao teatro: Mamãe procure em sua cidade alguma programação cultural. Todas as cidades possuem e pode ser uma boa opção pra quem quer sair um pouco, fazer uma atividade cultural, mas está com a grana curta!


9.     Acampar com os coleguinhas em casa ou noite do pijama com caça ao tesouro: Explore a criatividade e crie atividades divertidas com barracas em algum cômodo da casa que não seja o quarto e a única regra é não dormir na cama. Convide os coleguinhas dos seus filhos e passem uma noite bem agradável “numa caverna”. Com direito a lanternas, historinhas de terror e tudo mais que a imaginação permitir...

10. Visita ao museu: escolha um museu para passear com seus filhotes mamãe. O ingresso é barato e o passeio é rico em cultura e conhecimento.

Com carinho... Espero que gostem! Até a próxima, beijocas!!!

*Alguns brinquedos feitos com sucata:







4 comentários:

  1. nossa que legal esse brinquedinhos
    seguindo você lindaa
    http://super-hermosa.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog, bem diferente da maioria que a gente vê por ai. Não sou mãe ainda, mas parabéns pelo trabalho.
    Beijos ♥

    http://clicf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Blog diferente educativo, muito legal.
    Beijocas
    http//bonequinhadepixe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas!
    Feliz que tenham gostado!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir