segunda-feira, 24 de junho de 2013

SEXO na gravidez!


A mudança hormonal, os enjoos, o cansaço e a sonolência durante a gravidez podem sim comprometer ou potencializar a libido. Este assunto é sempre discutido com especialistas e é uma das grandes preocupações das mulheres que desejam ser mães.
No mundo das celebridades, o tema sempre rende pano para a manga. Recentemente, Luana Piovani disse que não tem tempo para fazer sexo a todo o momento com o pai do seu bebê, mas que sua libido anda bem. “Eu não tô subindo pelas paredes, Mas é claro que a gente tem uma vida sexual deliciosa, eu não virei uma gravidinha parada, não!”
Quem também já tocou no assunto e até publicou um livro sobre o assunto foi a cantora Syang. Em “Sexualidade na Gravidez – Relatos de uma mãe de primeira viagem”, ela comenta: “Se mulher passa por uma gravidez saudável, sem riscos, e tem consentimento médico para ter uma vida normal, deve relaxar e gozar muito. Nosso sexo fica mais intumescido e mulher grávida é linda demais!”
Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho, sexo é muito bom durante toda a gravidez, pois fortalece os músculos do períneo que ajudam na hora do parto e deixa a mãe feliz e relaxada, lembrando que o bebê sente tudo o que a mamãe sente. “Se a mamãe está feliz, o bebê está bem. Além disso, a cumplicidade do casal pode aumentar”, afirma.
Porém, o especialista ressalta que o aumento ou diminuição da libido durante a gestação varia de mulher para mulher. “O desejo sexual é multifatorial. A mudança de postura, os medos, o excesso de trabalho, o estresse e as alterações hormonais – todos estes fatores unidos ou separadamente – podem influenciar no desejo da gestante”.
A partir do segundo trimestre, os sintomas principais passam e então muitas mulheres sentem a libido aumentar. É a hora em que a gestante e o seu parceiro devem aproveitar. “Nesse período, geralmente a mulher se sente mais segura com relação ao bebê”, afirma o ginecologista. “No último trimestre, o barrigão já começa a incomodar e a ansiedade pela proximidade do parto também pode atrapalhar. A vagina fica mais seca e é recomendável usar lubrificantes.”
Do ponto de vista emocional, a gestante pode não se sentir atraente ou feminina, e isso diminuiu sua autoestima. “Existem também outras circunstâncias que podem afetar o bem-estar sexual do casal, como a qualidade do relacionamento conjugal e alguns mitos, como a crença e o medo de machucar o bebê durante o ato sexual ou de provocar um aborto”, explica Dr. Domingos. “Caso os pais não se sintam bem com a penetração, há outras maneiras de se relacionar. Masturbação mútua, sexo oral ou anal, jogos eróticos, beijos, carinhos e atenção podem ser alternativas.”
Geralmente, a mulher recupera totalmente a sua libido cinco meses após o nascimento do bebê. Além de o parto poder originar alterações hormonais e neuronais que afetam o desejo, o fato de a gestante ter engordado pode criar problemas de imagem e diminuir a autoestima, fazendo com que ela se sinta menos desejável.
Será importante avaliar qual o impacto do surgimento deste bebê na dinâmica do casal, se existem questões na relação, ou individualmente, anteriores ao nascimento, que não foram resolvidas ou mesmo abordadas. Também convém fazer exames médicos para avaliar algum tipo de alteração hormonal”, orienta Dr. Domingos.
Abaixo, algumas posições confortáveis para a mamãe e que podem esquentar o clima:

Nenhum comentário:

Postar um comentário