domingo, 23 de junho de 2013

Desmamando o bebê

Assim que conseguir passar pelo desconforto inicial da amamentação, em geral ela se torna fácil e relativamente sem dor, até que, claro, chegue aquele fatídico dia quando você decide que é hora de desmamar seu bebê. O desmame pode ser muito desconfortável emocionalmente para você, também pode causar dor física. Isso porque à medida que você diminui as mamadas, leva menos tempo para que o corpo compreenda e produza menos leite em resposta, então o inchaço daqueles primeiros dias geralmente retorna.
Alguns bebês decidem desmamar sozinhos e, de um dia para o outro, simplesmente rejeitam o seio para sempre.

2006 Publications International, Ltd.
Alguns bebês decidem desmamar
sozinhos e, de um dia para o outro,
 simplesmente rejeitam o seio para sempre
Não há um consenso entre os médicos sobre o melhor modo de desmamar um bebê. Alguns recomendam parar de uma vez, enquanto outros aconselham as mães a adotar uma abordagem mais gradativa. Para a mãe, é um pouco mais confortável ir parando lentamente, mas alguns bebês decidem desmamar sozinhos e, de um dia para o outro, simplesmente rejeitam o seio para sempre.

Se você decidir desmamar o bebê gradualmente, comece a eliminar uma mamada a cada dois dias ou mais. Deixe para eliminar as mamadas da manhã e da noite por último, já que a maioria dos bebês tem um intenso desejo de mamar nesses horários. Também é importante nunca pular duas mamadas seguidas. Em outras palavras, se você costuma amamentar seu bebê duas vezes pela manhã, duas vezes à tarde e duas vezes à noite, evite pular uma mamada da manhã um dia e outra mamada da manhã dois dias depois. Ao invés disso, pule uma mamada da manhã, depois uma da tarde, depois uma da noite.

Quanto à dor do inchaço que pode acontecer, há algumas coisas que você pode fazer. Faça uma leve pressão às glândulas que podem limitar a quantidade de leite que mantêm. Tente envolver o peito com uma bandagem elástica ou toalha. Você também pode reduzir o inchaço com bolsas de gelo, que vão diminuir a circulação nos seios. E, com a aprovação do seu médico, você pode tomar um anti-inflamatório vendido sem receita, como aspirina ou ibuprofeno, para aliviar a dor do inchaço. 

Finalmente, tente evitar qualquer estímulo extra em seus seios que possa causar a produção de mais leite, que é a última coisa que você quer durante o desmame.

A amamentação pode ser o laço emocional mais forte que existe entre mãe e filho. Com um pouco de planejamento e as dicas desse artigo, essa experiência pode ser relativamente indolor e sem estresse.
Publications International, Ltd.Estas informações são apenas para fins ilustrativos. NÃO DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO COMO CONSELHOS MÉDICOS. Nem os Editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências de qualquer tratamento, procedimento, exercícios, alteração de dieta, ação ou aplicação de medicamentos utilizados decorrentes da leitura ou instruções contidas nesse artigo A publicação dessas informações não constitui a prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional da área de saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento de seu médico ou outro profissional da área de saúde.

Fonte:
http://saude.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário