domingo, 23 de junho de 2013

A ansiedade de retornar ao peso normal depois da gravidez!



A primeira reação da maioria das mulheres que engravidam, sobretudo na primeira vez, é se sentir nas nuvens. A segunda, atualmente, é pensar: como vou voltar à forma rapidamente?
A resposta é dura: infelizmente não vai…
Por mais que artistas e modelos impressionem pela velocidade com que aparecem de barriga (tanque) de fora, semanas depois do parto, é importante dizer para vocês que a recuperação a jato da cinturinha só acontece com mulheres que já eram magras, atléticas e predispostas à rápida perda de peso.
Essas “celebridades”, que muitas vezes tomamos como exemplo (para nossa maior inconformidade e desespero, RS!) NÃO deve nos influenciar. Ao contrário, a expectativa de emagrecimento rápido pode acrescentar uma carga de alto stress à vida já tão modificada pelo nascimento de um filho.
Em média, o esperado é que mulheres com bom condicionamento físico que engordaram de 10 a 13 quilos durante a gestação recuperem o peso habitual em três a quatro meses, o mesmo prazo para que o útero retorne ao tamanho original. Não custa repetir: cada corpo tem o próprio ritmo. Na gravidez, os músculos retroabdominais são esticados em até 50%. E se pararmos pra pensar, são nove meses em que nossa bela barriguinha passa crescendo. Não é possível que volte ao normal do dia pra noite, não é mesmo?
O prazo de três meses para a recuperação é o mínimo. Inclusive, neste período, saiba que vai continuar a usar suas roupas de grávida, e isto não tem qualquer problema. Não precisa ter vergonha disto. É normal!
Ao contrário da maioria das famosas que disfarçam os sacrifícios exigidos pela vida diante das câmeras, não se deve esconder o sacrifício que é mesmo voltar à velha forma. Pois é preciso, sim, fazer um regime bem rígido e equilibrado, orientado por nutricionistas, que mandam normalmente fazer as cinco refeições diárias, porém de baixas calorias. E depois de um mês, sempre é bom começar a fazer musculação e caminhadas todos os dias.
Por isso meninas nos convêm ir devagar com o andor. Se o peso nos incomodar, que ele seja eliminado aos poucos. Sem que deixemos de prestar atenção no que é principal em nossas vidas e o que realmente enche nossos dias de alegria: nossos filhos.
Se até as celebridades mais belas precisam de Photoshop, imaginem nós, as mulheres comuns…

Contribuição: 
http://www.maternidadeconsciente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário